terça-feira, julho 26, 2005

O Prozac AVISOU!!!!

Pois é.... Ja aqui tinhamos alertado para um grupo de extraterrestres que iria fazer uma aparição em Aveiro. Fenómenos destes apenas costumam acontecer em Carneggie, Royal Albert Hall, Olympia... não acontecem todos os dias e por isso não desperdiçamos a oportunidade!!
Afro Cuban All Stars, não vou voltar a falar da história deles, já o fiz num post anterior, deram um concerto a todos os titulos admiravel.
Perante uma plateia sentada, apática (que eu quero interpretar como deslumbrada e por isso sem reacção) estes virtuosos entregaram-se completamente e contagiaram aqueles a quem o reumático ainda não fez das suas.
Liderados por Juan de Marcos Gonzales, este projecto apresenta uma constituição diferente onde imperam os novos talentos cubanos.Um grupo autor do melhor disco da música cubana dos últimos 40 anos está num patamar elevadissimo e o seu lider sabia perfeitamente que qualquer alteração nos músicos nunca poderia resultar num, ainda que mínimo, decrescimo de qualidade, o que não é facil quando saem personalidades como Puntillita, Pio Leyva, Cachaito Lopez,ou já agora Ruben Gozales ou Ibrahim Ferrer, o que é mesmo bem capaz de ter sido conseguido.
Os novos músicos são detentores de tecnica sublime que é apenas um acrescento às qualidades inatas que são necessárias para se atingir o nível em que se apresentam, sempre com um volume de som ou uma colocação fantástica.
O concerto centrou-se na promoção do novo album que resulta melhor ao vivo que em CD (creio ser este o menos brilhante dos 3).Uma orquestra de 12 musícos dirigidos por Juan de Marcos e acompanhados por 2 cantores, um deles o filho de Felix Valloy, e apresentados como os melhores da nova geração (que até poderão mesmo ser), percorreu alguns dos varios generos cubanos, não negando algumas entradas pelo jazz permitidas pelos longos improvisos efectuados durante as quases duas horas de concerto.
O encore escolhido foi Maria Caracoles do album A Toda Cuba le Gusta.
Foi um grande concerto que divertiu todos os que não deixaram escapar esta oportunidade e que ou sentadinhos ou a "menear" da melhor maneira possível, puderam disfrutar de uma noite do que melhor se faz no mundo da música.

El Matos

1 comentário:

Toze disse...

É verdade foi mesmo um grande concerto!E estavam perante um público bem difícil que demorou a "aderir" ao espectáculo.
Mas tanto insistiram que o "circo" acabou por pegar fogo!!