terça-feira, março 31, 2009

A 1972 Gran Torino

ISAAC HAYES- HOT BUTTERED SOUL (Stax, 1969)
Álbum de 4 temas, quebrando todas a normas que até então definiam a "Soul", os instrumentais são extendidos de forma a amaciar a nossa alma, a única forma de percebermos um estado de espírito denominado de enamoramento, em que há uma redução do estado de consciência e todo o nosso mundo gira em torno do objecto querido. Hayes descreve tudo isso de forma magistral e em muitos casos não precisa de cantar para o fazer!
Por vezes sentimos torrentes de prazer em extâse contido que a voz de Hayes provoca. Não é meloso, sentimental, alegra ou triste. É perfeito.

BOOKER T. & THE M.G.s- GREEN ONIONS (Atlantic, 1962)
Entre originais e versões de Ray Charles a Ben Tucker, passando pelo "Twist And Shout" de Phil Medley & Bert Russell. Este é um dos melhores discos instrumentais que ouvi até à data!
Booket T. cedo se evidenciou. Já no seu liceu em Memphis, Tenn. tocava baixo trocando posteriormente para orgão. Destacando- se dos demais, trabalhou como músico convidado da Stax. Daí até a este disco de estreia foi um relâmpago. O prazer é todo nosso!

SHADES OF BROWN- S.O.B (Cadet, 1970)
Na década de 70 a "Cadet" teve em bandas como os Dells, Rotary Connection e Ramsey Lewis tiros certeiros para o sucesso.
Os S.O.B eram de Chicago e tinham 4 vocalistas: Bill Brown, Christopher Allen, Charles Scott IV e Earle Roberts. Começaram por se chamar Fortrells, mudando posterirormente para Mentors, numa curta estadia de 2 singles na ABC Records. Depois sim, Shades of Brown e um gigante álbum de Funk (por vezes diabólico) e Soul, que deixou de estar perdido no tempo com esta reedição.

JP

2 comentários:

Shumway disse...

Cá em casa temos um empate entre o HBS e Black Moses :-)
Todos aqueles discos que ele fez com os The Bar-Kays são a sua melhor fase.

Há uns anos descobri ainda a banda -sonora de Truck Turner. Muito boa.

Abraço

prozac disse...

Conheço algumas coisas soltas de Bar Kays, mas pretendo estruturar emreve :)
Tb comprei Track Turne- reedição em cartão incrível!!!!!!!