quinta-feira, março 19, 2009

I Boat Captain

JOHN ZORN/ FILMWORKS XXI- BELLE DE NATURE/ THE NEW RIJKSMUSEUM (Tzadik, 2008)
Esta foi a 3ª banda sonora para Zorn em 2008, que na sua carreira já conta com mais de 50! Desta feita, dois filmes muito diferentes, que não vi. Belle De Nature é Francês e erótico, realizado por Maria Beatty. A banda sonora é feita com base em Harpa e Guitarra Eléctrica, que segundo Zorn é o meio para dar emoção terrestre ao som. Há um sentimento de pureza lírica mediaval que percorre todo o álbum, tornando- o emocionante, arrepiante e carregado de tensão sexual. Beleza e perfeição!
The New Rijksmuseum é um documentário sobre a sua renovação! Segundo o autor, o desafio desta banda sonora é capturar o sentido de algumas obras- primas do séc. XVII presentes no Rijksmuseum (Rembrands, Vermeers, casas de bonecas luxuosas...) e a arquitectura moderna do museu. Como metáfora, a Harpa seria o elemento sónico central (a arte) e a percussão, a ecoar sons de construção (o edifício), dando- lhe um sentido Barroco, que acabaria por ser uma surpresa até para o próprio Zorn!

JOHN ZORN/ FILMWORKS XX- SHOLEM ALEICHEM (Tzadik, 2008)
A música é importante em documentários e pode ajudar a amaciar transições, aumentar a tensão, adicionar drama, servir como veículo para emoções difíceis de exprimir e dar um sentido de avanço à história.
Sholem Aleichem foi um escritor obscuro que contava histórias com influência de Franz Kafka ou Edgar Allan Poe. Na óptica do realizador deste documentário a banda sonora deveria reflectir as qualidades sombrias do seu trabalho. Sendo este o motivo pelo qual Zorn aceitou o trabalho, pelo desafio de construir momentos de grande complexidade ritmica que ao ouvir soam simples e negros, criando suspense nas transições e verdadeiros calafrios.
Zorna explica os processos de criação, as dúvidas e as motivações.
Sonhamos acordados!

Há clips de som nos links.

JP

Sem comentários: