domingo, março 01, 2009

Kosmische

CLUSTER- CLUSTER 71 (Philips, 1971)
Banda formada por Dieter Moebius, Hans-Joachim Roedelius e Conrad Schnitzler.
Mentes exploradoras que improvisavam com o que tinham à mão. Desde sintetizadores a utensílios de culinária, tudo poderia ser útil.
Ainda hoje há quem o tente, por vezes com resultados pouco encorajadores. Haverá várias razões para isso, para mim, a principal surge no propósito: muitos fazem- no a ver se surge alguma coisa, outros têm um objectivo traçado que estará eventualmente sujeito a alguns desvios ;)
Separadamente ou em duo, Moebius e Roedelius gravaram ainda vários álbuns que vale a pena explorar, levando na viagem alguns amigos como Brian Eno, Conny Plank ou Michael Rother dos Neu!
Álbum sem beats ou riffs, necessitamos de recorrer à respiração ou frequência cardíaca para marcar o tempo em feedback, distorções de guitarra ou loops gravados em k7!
Feel the heartbeat :)

FRIPP & ENO- NO PUSSYFOOTING (EG, 1973)
Álbum gravado paralelamente a "Here Come The Warm Jets" de Brian Eno. Enquanto fazia um disco pop à sua maneira, brotava o resto do seu furor criativo com Robert Fripp!
Segundo percebi nestas gravações eram usados leitores de K7, gravados sons em loop, a estes seriam adicionados elementos audio, criando uma espessa camada sonora que virava inúmeras vezes nas cabeças de playback dos gravadores de k7, Fripp solava com feedback em cima disto:/ Ok, ficaram na mesma? Eu também ;)
Este sistema iria ser recriado Evening Star e Discreet Music de Eno.
Mais uma vez, o que se retira é a experiência de entrar noutra dimensão e ver o reflexo da nossa alma em cubos com as faces de espelhos!
Álbum, inacreditável e paixão assolapada para mim. Mais: edição incrível de cd duplo a preço de amigo na Flur, where else ? :)

Ainda,
Podcast de 28 de Fevereiro emitido na RVR (90.2 FM, distrito de Aveiro) das 20 às 21h.
Há Greg Wilson, Andrew Bird, Jim O`Rourke- Wilco- Neil Young conectados, Alps, DJ Sprikles, Archie Shepp... Como habitualmente a playlist é dita ;)

PROZAC_PODCAST_28_02_2009 (ZShare)

JP

2 comentários:

Shumway disse...

Mais dois clássicos. Simplesmente.

Abraço

prozac disse...

Sim! Absolut classics :)
Obrigado pelo feedback Shumway
Abraço
JP