quarta-feira, fevereiro 18, 2009

Dreamers

Pop brilhante. Luz em 2009!

ANIMAL COLLECTIVE- MERRIWEATHER POST PAVILION (Domino, 2009)
Conter impulsos. Ouvir clips de som em loop, como soam ao picar? Comprar o disco, esperar que chegue, olhar para a envolvente: caixa de cartão cuidada, efeito vsual tridimensional (impossível de perceber nas fotos), folhas, grãos de trigo, verde? Roxo?. Abrimos cuidadosamente a caixa, há outra no interior com efeito lisérgico multicolor, alguém nada, admiramos, tentamos perceber se a imagem tem algum significante, arranjamos o nosso significado e pomos o álbum a tocar, saboreamos sem pressa.
Todo o mistério e apelo da caixa é desvendado com algumas audições. Canções pop, procurando novas formas de a fazer, mantendo o fio que nos põe alegres e a cantarolar temas sucessivos, assim belos até ao fim!
Não é que seja mais fácil ou difícil que os outros, é uma banda em renovação, na sua identidade à procura de mutações e da canção perfeita.
Quando relembrarmos esta década os AC vão estar entre os grandes, ou mesmo no grupo dos gigantes.
Tão essencial como perfeito!

ANDREW BIRD- NOBLE BEAST/ USELESS CREATURES (Fat Possum, 2009)
Bird parece ser um homem simples, vive numa quinta, cria animais e faz música para lavar almas.
Ouvem- se palmas, tambores, guitarra acústica, arranjos de violino e electrónica. O assobio marca transições que arrepiam na espinha, a voz é calorosa e o humor negro...
Há pessoas que conseguem transformar temas/ assuntos complexos em coisas aparentemente simples, embora saibamos sempre que a pessoa sabe tudo muito profundamente, essa clareza é apenas a sua forma (inteligente) de estar no mundo. Andrew Bird é uma dessas pessoas.
Useless Creatures são mais 51 minutos de sonho. Temas instrumentais, livres, carregados de surpresas e altamente sensuais, abordando várias linguagens folk, drone ou jazz.
Isto é música vinda dos céus para nos iluminar, revigorar e mostrar que a vida pode ser simples e bela! Assim grande!

JP*

2 comentários:

Shumway disse...

O ano "musical" está a começar muito bem.
Aqui não há crise :-)

Abraço

prozac disse...

Verdade Shumway!
Music keep us moving e ajuda a ultrapassar as crises :)