sexta-feira, fevereiro 13, 2009

Meeting

John Xela e Stefan Lewandowski conheceram- se numa loja de discos, partilharam conceitos, ideias e ideais. Passaram música juntos. Sedimentaram tudo. Criaram a Type.

THE ALPS- III (Type, 2008)
Estamos no deserto, estão 48ºC, corre um brisa escaldante, não temos água e a desidratação atinge proporções perigosas... começamos a alucinar. Alucinações visuais- um oásis belo, cheio de palmeiras e água corrente, fresca... vemos, estamos a tomar banho, nadamos nús e das palmeiras saem belas princesas que se juntam no lago, nadam em círculos à nossa volta riem, não nos tocam, tampouco conseguimos tocar- lhes, rimos também... somos felizes e aquele é o lugar onde queremos viver.
Álbum absolutamente magistral, inacreditávelmente belo. Construído apartir de guitarra e piano. "A Manhã Na Praia" é um título delicioso...
Drone e psicadelia, arrumam a prateleira, mas apenas isso.

HELIOS- CAESURA (Type, 2008)
Aqui a exploração é feita à volta de sonoridades electrónicas, ambientes, paisagens e aeroportos. Por cima correm melodias e arranjos acústicos.
Na capa olhamos de uma janela, vemos gelo e rochas. À esquerda há uma figura, será um homem? Um monstro? Apenas uma ilusão? Ao fundo há uma casa, vê- se fumo. Imaginamos o conforto que deve estar perto daquela lareira. Somos abraçados pelo ambiente acolhedor e confortável.
Esta música torna- nos viajantes de quarto, sonhadores e com sorte, mais criativos...
Perfeição!

JP*

Sem comentários: