segunda-feira, fevereiro 09, 2009

5th Dimension

MILES DAVIS- A TRIBUTE TO JACK JOHNSON (Columbia/Legacy, 1970)
Miles Davis pertence ao pequeno grupo de músicos aos quais podemos apelidar de génios.
Jack Johnson foi o primeiro campeão Afro- Americano da categoria pesos- pesados.
Como fã e praticante de boxe, Davis sabe perfeitamente que o boxe se joga com os pés. A pancada é importante, mas esta não é nada se não existirem pés hábeis, que permitam ainda uma boa rotação das cinturas (pélvica e escapular) para todo o peso do corpo ser sentido e projectado no breve e devastador murro.
Ao ouvir este álbum sentimos os pés a mover naturalmente. Davis ensina a jogar boxe apenas com recurso ao aparelho auditivo, toda a energia da música é descarregada nos pés- e que leves, que bem que mexem...
Miles Davis já tinha traçado o caminho do Jazz- Rock em "In A Silent Way" e "Bitches Brew", contudo aqui é o Rock que predomina em duas peças com mais de 25 minutos cada!
Veja- se ainda o alinhamento: Miles Davis- Trompete; Steve Grossman- Saxofone Soprano; Herbie Hancock- Orgão; John McLaughlin- Guitarra Eléctrica; Michael Henderson- Baixo Eléctrico; Billy Cobham- Bateria.
Incrível!

ALBERT AYLER- MUSIC IS THE HEALING FORCE OF THE UNIVERSE (Impulse, 1969)
A caixa é um caso à parte :)
"Music Is The Healing Force", além de verdade absoluta é construído apartir da secção rítmica: Bobby Few no Piano; Stafford James e James Folwell no Baixo e Muhammad Ali na Bateria. Mary Parks- namorada de Ayler, canta! Canta com emoção (leia- se vibração) que acompanha o inconfundível vibrato de Ayler, que não é fácil, mas sabe bem...
"Drudgery" é o tema Blues- Assombroso que fecha alegremente este disco.
Infelizmente, um ano depois Ayler teria um final trágico...

Obrigado Rui! De outra forma não compraria estes discos...

JP

1 comentário:

Anónimo disse...

Eii,
Bom material aqui a "bombar". Continuem com o bom trabalho.
Grande abraco da Scotland.

Pinto