quarta-feira, fevereiro 04, 2009

Too High

ARCHIE SHEPP- ATTICA BLUES (Impulse, 1972)
Em 1971 foi fechada a prisão de Attica, após massacre a 43 prisioneiros. Actualmente a história repete- se, politica e socialmente.
Do ponto de vista musical, como forma de protesto, expressão ou apenas opinião- Shepp fez um álbum de Blues, Swing, Soul e Funk com toque Jazz refinado e subtil com Soprano nasalado, que se torna característico com múltiplas audições.
Podemos obter pontos de ligação com Isaac Hayes, Stevie Wonder, Gil Scott Heron ou Shuggie Ottis... Acima de tudo gente com valores bem estruturados, pensadores criticos, sem medo de pressões ou retaliações. Pensavam, não fugiam.

STEVIE WONDER- INNERVISIONS (Motown, 1973)
Dinamismos à parte. A capa. Stevie Wonder aparece numa aparente janela, com visão cónica, para o céu, sobre montanhas e florestas. Como cego Wonder, vira- se para dentro apurando a crítica e consciência políticas, com abordagem espiritual.
Dos álbuns de Stevie Wonder que ouvi com atenção até à data, este é globalmente o mais coerente e consistente, onde o groove funk, jams e melodia encontram o equilíbrio perfeito.
Na abertura "Too High" é um verdadeiro épico e "Hey Misstra Know- It- All" é para Tricky Dick, aka Richard Milhouse Nixon, fazendo títulos de jornais, pelas razões que podemos rever em Frost- Nixon.
Genial.

JP

4 comentários:

Unknown disse...

Search for Stevie Wonder in my forum search:

HERE

http://chewbone.blogspot.com/2008/03/music-forum-search.html?cx=016851743611748783564%3Awtw_4hnupt8&cof=FORID%3A10&ie=UTF-8&q=%22STEVIE+WONDER%22

Shumway disse...

Aquele periodo criativo do Wonder - 72-76 - é realmente excelente. "Innervisions" é provavelmente o melhor por tudo o que disses. É notavel a capacidade que ele tinha em escrever canções tão simples e arrebatadoras.

Abraço

prozac disse...

Sim!
Ao que piquei, the jazz soul of little stevie e music of my mind, são também incríveis.
Queria apanhar hamilton bohannon na bateria e ainda comprei o periodo 74- 76 mas não aparece no line up :(
Sabes alguma coisa sobre isso?
I just love Bohannon!
Ah, apita quando quiseres vir ouvir uns discos ou gravar uma mixtape, usa o mail lateral é na boa!
obrigado!
abraço
JP

Shumway disse...

JP: não estive cá na semana passada e só agora pode ver os discos do Stevie que tenho (são os de 72-76) e nos "credits" não aparece o Bohannon. Poderá ter colaborado mas está "uncredit".
No entanto ele dedicou um dos seus primeiros discos ao Stevie, que foi uma expecie de "padrinho".

Abraço