quarta-feira, janeiro 07, 2009

Waltz With Bashir

Caos Calmo, mais que tudo tempo de paragem, reflexão, preparação para um novo começo. Assim é interpretada por muitos a passagem do ano. Simbolismo!
09

Novos discos. Tudo orgânico, palpável, a cabeça bem longe daqui...

KARL HECTOR + THE MALCOUNS- SAHARA SWING (Stones Throw, 2008)
Mais que Funk ou África interessa- nos a capacidade de abstracção, juntar pessoas, pegar num ritmo, uma sequência e deixar fluir, com mestria numa jam absolutamente catártica!
Karl Hector havia aparecido nos Funk Pilots. Aqui fez- se acompanhar de Jay Whitefield (Poets Of Rhythm e Whitefield Brothers), Thomas Myland e Zdenko Curlinja, fundadores dos Malcouns + toda a malta que seja multiinstrumentista e que centre o swing nas ancas... Ah, no Sahara :)

KOUSHIK- OUT MY WINDOW (Stones Throw, 2008)
Como acima, mas pegando em Breaks ou Beats, num trabalho mais solitário de samples e finos arranjos, em linguagem que nos toca bem na alma e eriça cada pelo ao pulsar do baixo.
Podemos pensar em Four Tet, Manitoba ou Beach House, mas este Canadiano emigrou na última nave- sem regresso!

GALA DROP- GALA DROP (Gala Drop, 2008)

Não conheço nenhum destes músicos. "Melhor atitude de sempre, depois de ultrapassarmos a fase de deslumbre e vontade de ligação directa com aqueles que tornam melhores os nossos dias. Descobrirmos que vários deles não têm nada para nos dizer e é melhor ficar do lado de cá a interpretar as coisas boas que nos dão..."- ver sobre Omar- S e Detroit, aqui.
O trio: Tiago Miranda (Os Loosers, Dezperados, Slight Delay..) substituído entretanto por Guilherme Gonçalves, Nelson Gomes (antigo programador da ZDB, hoje Filho Único) e Afonso Simões (Fish & Sheep, Phoebus, Curia...).
Música de floresta negra onde Sun Ra, anjos, demónios e Francis Bebey se encontram. Tribalismo contido, sem histeria...esperar, esperar, esperar. É assim que se educam as pessoas!
De Lisboa para o Mundo- Incrível!

Flur, onde comprei e tirei muitas informações principalmente para Gala Drop.

Novo podcast emitido da RVR no último sábado (20- 21h). Moodyman, Stephen Malkmus, Map of Africa, Dan Sartaia, Karl Hector, Koushik, Roxy Music, Calexico, Paul Weller e Paul McCartney convivem afectuosamente. Gala Drop aparecerão em mixtapes.
Oiçam abaixo:

PROZAC_PODCAST_03_01_2009 (ZShare)

> playlist is our lovely voice ;)

JP*

Sem comentários: