quarta-feira, janeiro 21, 2009

Kan Jeg Slippe?

Ubiquity, como editora é um caso paradigmático de construção a partir do amor/ atitude.
Em 1990 os DJs Jody e Michael McFadin fundaram, arriscando todas as suas pupanças, uma loja de música chamada Groove Merchant, que rapidamente ganhou reputação pela qualidade e raridade da selecção musical. A noção de raridade era então valorizada e respeitada, basta pensar na razão de haver pedras mais preciosas que outras, não sendo aquelas necessariamente as mais bonitas...
Posteriormente e com necessidade de alargar a distribuição surge o nome "Ubiquity", com o objectivo de ubiquidade/ omnipresença. Paradoxo, se pensarmos que os fundadores valorizam a raridade, algo que é raro não pode ser ubiquitário ou ter distribuição alargada :/
"The Ubiquity formula is simple, we put out the music that we love"

UNDER THE SUN- ORIGINAL MOTION PICTURE SOUNDTRACK feat. SHAWN LEE (Ubiquity, 2008)
Under The Sun, é um documentário sobre duas culturas na costa Este Australiana. A "Gold Coast" é casa da "Superbank", ou seja a onda mais perfeita do planeta, portanto (raridade) tem a maior concentração de surfistas profissionais. Mas, se andarmos cerca de 1h para sul, encontramos "Byron Bay", território de surfistas "free".
Para os observadores a distinção é clara, mas para quem vive aquele dia- a- dia os conflitos são marcados e envolvem muito, muito dinheiro- "why can`t we live together?".
Shawn Lee é intocável e na editora faz o que lhe apetece, quase sempre com perfeição imaculada, bebendo em raízes funk, swing, jazz e bop. Ao todo 28 músicas, tema título cantado e 27 instrumentais. Groovy!
Se optarmos por comprar o CD temos ainda canções da Band Of Frequencies, AfroDizziAct e Low Pressure Sound System.
No fim ouvem- se ondas.
Perfeito. Perfeito.

SHAWN LEE`S PING PONG ORCHESTRA- MILES OF STYLES (Ubiquity, 2008)
Se virmos a capa do disco reparamos num avião que deixa um tracejado sobre um mapa do mundo- qual Indiana Jones :) Ao virar vemos uma mala!
Miles Of Styles é isso- uma viagem pela música do mundo. África, Brasil, Médio Oriente, Oriente, Balcãs, Europa Central, Oceania, América profunda, ao centro e a sul.
Shawn Lee mais uma vez irrepreensível na sua interpretação.
O mundo é maravilhoso!

JP*

Sem comentários: