domingo, janeiro 18, 2009

Rushing To Paradise

TANGERINE DREAM- PHAEDRA (Virgin, 1974)
Primeiro TD foram uma banda de rock convencional. Após a explosão experimental no final da década de 60 e com a formação assente em Edgar Froese, Chris Fanke e Peter Bauman, o som começou a ganhar um contorno inconfundível- longas sequências de sintetizadores, guitarras, orgão, flauta... "Phaedra" é um dos discos influentes que ilustra bem esta sonoridade. Longos temas, sugestão a filmes de ficção científica e verdadeiro suspense. Magnífico.

CABARET VOLTAIRE- MICRO PHONIES (Virgin, 1984)
Orientado por um brilhante texto de Baixa Fidelidade, um dos blogues portugueses que leio regularmente. Não persegue o próximo hit. Não se auto proclama o dono do conhecimento. Fala apenas de álbuns que compra, o que torna tudo mais carinhoso, pausado e moderado. Tem belos textos. Tudo valores que admiro.
CV rebentam- nos a cabeça com kick forte e baixo gordo, tudo reduzido a mínimo essencial, a música despida e crua. Editoras como a Wax Trax perseguiriam este som.
Começa a tomar forma uma sonoridade funk, polida posteriormente em "Code". Aqui ainda negrume, dub, industrial o que coloca este disco em "ponto rebuçado".

NEIL YOUNG- AFTER THE GOLD RUSH (Warner, 1970)
Um álbum situado na country/ folk e influenciado pelo trabalho recente com Crosby, Stills, Nash & Young. Essencialmente são canções de amor e perda. Verdadeiramente arrepiantes, exactamente assim como um "cold rush".
"Most of these songs were inspired by the Dean Stockwell- Herb Berman screenplay After the Goldrush".

+

Programa de rádio, com destaques a Merríweather Post Pavillion dos Animal Collective- bela colecção de canções de uma das bandas mais influentes da década e Red Rose Speedway dos Wings. Continuação do deslumbre por Carl Hector, Gala Drop e Koushik, entre outros...
Não se assustem com 10 seg de publicidade ao Stand Antuã ;)
A playlist é dita!

PROZAC_PODCAST_17_01_2009 (ZShare)

JP*

2 comentários:

Shumway disse...

JP, assim não vale, pois o ego fica em alta...

Sobre os TD um empate entre o "Phaedra" e o "Rubycon" para o melhor.


Abraço

prozac disse...

é verdade :)
O super ego existe para baixar a crista àquele!
Foi o 1º TD que comprei, mas Rubicon segue- se, não apenas por ser um grande tema disco mas pelo simbolismo do rio rubicão no império romano ;)
abraço
JP