sábado, novembro 29, 2008

Drum Roll

Mais recentemente na cdgo e amazon...

PINK FLOYD- THE PIPER AT THE GATES OF DAWN (Capitol, 1967)
Álbum magistral, deliciosa e verdadeiramente psicadélico, com o LSD a atingir um grau de pureza extrema perigosamente próximo dos 100% ;)
The Piper At The Gates Of Dawn é um capítulo dos livro The Wind in the Willows, ao que parece uns dos livros favoritos de Syd Barrett. O que Brian Eno fez aos Roxy Music, Syd faz aos Pink Floyd, no sentido de encontrar o equilíbro perfeito entre experimentação e melodia. Aqui é encontrado, estou na lua...

SANTANA- SANTANA (Columbia, 1969)
Aqui está tudo o que os Mars Volta gostariam de fazer, não que o façam mal, de todo, mas já foi feito e de modo perfeito, just can`t top it!
É de facto um disco de fusão, música Afro- Cubana meets Jazz- Rock, fico doido e pensei que andei a nanar muitos anos... A capa dá para fazer sleeveface :)

FELA KUTI- GENTLEMAN(Creole, 1973)
Fela mooreu em 1997 com SIDA, ou melhor, devido às suas complicações.
Além de músico e pai do Afro- Beat, foi político- radical, sexista liberal, produtor e conta com inúmers colaborações...
Este álbum funde solos magistrais de saxofone com o groove do Afro- Beat, o tom político é constante, criticando essencialmente os Africanos do período pós- colonial que continuavam com uma mentalidade de opressão colonial. Infelizmente, a voz de Fela não teve impacto. Se não é colónia é ditadura, opressão, desigualdades, corrupção e tudo aquilo de que falamos alegremente à frente de um PC. Mas, como diz Pascal Bruckner em Euforia Perpétua, a desgraça alheia não impede que continuemos alegremente as nossas vidas e relativizar os nossos problemas raramente nos ajuda a ultrapassar o que quer que seja. Obviamente Pascal não o disse nestes termos:)
Fela Kuti é um génio, ando absolutamente apaixonado por estes álbuns.

KID CREOLE- GOING PLACES: The August Darknell Years 1976- 1983 (Strut, 2008)
"Turn down the lights, settle back in your seats or put on your dancing shoes, and let them entertain you."
Álbum que mostra a visão de Darknell- envolvido na formação original da Savannah Band antes de produzir para outros artistas, muitos da editora Ze Records e posteriormente para a sua própria banda- Creole & the Coconuts.
Grandes músicos fazem das nossas cabeças Coconuts:) Entem LÁ!

HERB ALPERT and the TIJUANA BRASS- !!GOING PLACES!! (Strut, 2005)
Vamos por editoras na Amazon e nunca voltamos com um disco só:)
Editado originalmente em 1965, ficou 100 semanas no Top 40!
Além da mestria no Trompete, há aqui um calor de sugestão sexual altamente mariachi, quem é latino sabe- o e quem dança regularmente sente- o!
Edição remasterizada, com livro de luxo, notas de autor e curiosidades! Top!

Após longa pausa, fizemos um programa em directo na RVR, foi um papelinho :) Tentámos gravar mas o WMP claudicou a meio, reaparecendo mais para o final... Conclusão, editou- se o programa cortando a parte silenciosa, que continha coisas que gostamos, como por ex. os Little Joy, notando- se claramente uma colagem manhosa!
Fica o programa e a intenção:

PROZAC_PODCAST_29_11_2008 (ZShare)
(playlist is our voice;)

JP*

5 comentários:

Os Viscondes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Toze disse...

Curioso...Ouvi este album pela primeira vez no soundsystem do Rogério a caminho do Concerto da Mathew Herbert Big Band há cerca de duas semanas...
Suscitou-me de tal maneira a curiosidade, que o tenho escutado intensamente! Dá para sentir a loucura do Syd Barret!

Shumway disse...

"GOING PLACES: The August Darknell Years" é um excelente documento musical.

Abraço

prozac disse...

Pois é meu! Estes gajos tinham o groove no corpo!!
Abraço

Anónimo disse...

Bom post

http://themojorising.blogspot.com/