sábado, novembro 22, 2008

Hard Times Gone For Good

Peço imensa desculpa, a quem costuma visitar o blogue, pela falta de notícias nos últimos tempos, infelizmente não por falta de vontade...
Contudo estamos de volta aos treinos:)

Passou algum tempo e a música foi muita... Vou tentar ser breve e falar apenas de discos que me têm marcado.


MENAHAN STREET BAND- MAKE THE ROAD BY WALKING (Dunham, 2008)
Descobri esta pérola no bolachas grátis. A curiosidade foi despertada por ligações a Jay- Z, que utilzou samples da Menahan Street Band num dos seus temas.
É a primeira aposta desta editora, descrevendo a banda como uma colaboração despreocupada entre elementos da Daptone Family e bandas como os Dap- Kings, the Budos Band e El Michels Affair... É um belo começo, para nos lavar a alma com jazz ritmado e imaculado, como se estivessemos no Castelo de Praga!
Mal posso esperar por um disquinho reluzente:)

TIME AND SPACE MACHINE VOL.1 (5D Recordings, 2008)
Conjunto de temas sem tempo, reunidos, editados e compilados por Richard Norris- 1/2 Beyond the Wizard`s Sleeve.
É uma experiência trancendente por temas de rock psicadélico, krautrock sujo e viagens sonoras. Tudo muito BOM!
Capa maravilhosa em disco, para chegar ainda mais aos afectos.

WIRE- OBJECT 47 (Pink Flag, 2008)
Uma banda incontornável, habitualmente associada ao pós- punk, mas na verdade é muito mais...
O vocalista Collin Newman, recentemente a trabalhar com os Githead, foi calmamente preparando o 11º trabalho de originais dos Wire, trazido "live" a Serralves 07.
Álbum de riffs poderosos e circulares, melhor do que qualquer álbum de seguidores que me lembro de repente.

DEPARTMENT OF EAGLES- IN EAR PARK (4AD, 2008)
Inicialmente um projecto de Daniel Rossen e Fred Nicolaus, que em 2004 editaram The Cold Nose, posteriormente revisto em cd duplo com remisturas de pessoal amigo, este exercício alterou a dimensão dos originais que inicialmente soavam rudimentares, exactamente o mesmo percurso que haviam feito os colegas Grizzly Bear. O amor era mútuo e entretanto Daniel Rossen juntou- se aos Grizzly Bear, a história é linda e os frutos perfeitos...
Os Department of Eagles ficaram na gaveta até que saiu In Ear Park- maravilha pop!
Arranjos complexos utilizando instrumentos de sopro, banjo, guitarras e jogos de vozes com Ed Droste no centro da pista. Um álbum magnífico, emocionante e negro que não deve nada aos projectos paralelos, estes servem apenas para contextualizar e aumentar a admiração.

WOOLFY VS PROJECTIONS- THE ASTRAL PROJECTIONS OF STARLIGHT (Permanent Vacation, 2008)
Projecto de Simon James e Dan Hastie, que apresentam um álbum extraordinário de rock psicadélico, dub, ambiente e disco baleárico, que se torna altamente viciante após algumas audições.
Que os Aeroplane, Mock & Toof e Eric D gostam já não é novidade, mas eu penso que os Pink Floyd iriam adorar!

THE SECRET MACHINES- THE SECRET MACHINES (Tsm Recordings, 2008)
Desde Nowhere is Nowhere (2004) que sigo esta banda, na altura o local era o mq3, aos sábados pela fresquinha:)
Em Ten Silver Drops (2006), o talento da banda foi confirmado!
Neste álbum há mais um avanço, além de terem melodias magistrais que noutros tempos poderiam encher grandes recintos, arriscam ainda mais, com diversas experiências e paisagens sonoras! Sonho garantido!

BEYOND THE WIZARD`S SLEEVE- ARK 1 (3RD Mind, 2008)
Todos os edits de maxis anteriores (Spring, George, West, BWS) reunidos em CD, disco ou formato digital, para facilitar o acesso a mais um álbum de relíquias- ouro bruto!
Erol Alkan é o homem atrás das máquinas e a sua faceta psicadélica é de longe a minha favorita, mas também compreendo que ele queira uma face mais visível e mais "bang":)

PETER, BJORN & JOHN- SEASIDE ROCK (Wichita, 2008)
Peter, Bjorn & John são uma banda de Estocolmo formada em 1999. Em 2006 "Young Folks" foi hit single em todo lado, facto que deve ter irritado PBJ profundamente!
No entanto este álgum passaria ainda mais ao lado se não houvesse o anterior, agora o adjectivo é "surpreendente";)
Cortaram relações com o passado, mas não com a pop!
O resultado é um álbum com grande componente instrumental e longos diálogos pelo meio. Segundo a banda inspirado em água, orquestras da escola e aborrecimento:)
Belo brinde para ouvir com o sol a entrar pela janela!

OF MONTREAL- SKELETAL LAMPING (Polyvinyl, 2008)
É já o nono álbum desta banda de Athens- Georgia!
Disco fragemntado em pequenas porções de genialidade pop!! Juro que se Kevin Barnes usasse as suas ideias para fazer temas de estrutura pop convencional, este seria um dos álbuns mais marcantes da década e se não houvesse Bowie... e se... e se... Assim, é um disco maravilhoso feito por um freak, com o qual podemos divagar acerca da sua psicopatologia, o que aumenta ainda mais o culto!
Barnes diz isto: "This record is my attempt to bring all of my puzzling, contradicting, disturbing, humorous...fantasies, ruminations and observations to the surface, so that I can better dissect and understand their reason for being in my head. Hence the title, Skeletal Lamping. Lamping is the name of a rather dreadful hunting technique where, hunters go into the forest at night, flood an area in light, then shoot, or capture, the animals as they panic and run from their hiding places".

TV ON THE RADIO- DEAR SCIENCE, (4AD, 2008)
É 3º álbum da banda e o mais requintado na produção, mantendo a densidade e textura típicas.
Fusão de afrobeat, funk de Prince e sintetizadores, tudo tiros certeiros tanto frenéticamente na pista de dança como no conforto do sofá...Versátil, poderoso e emocionante!
Esperemos pelas listas:)

KING CREOSOTE- THEY FLOCK LIKE VULCANS TO SEE OLD JUPITER EYES ON HIS HOME CRATERS (Fence, 2008)
KC é um pseudónimo usado por Kenny Anderson que já editou mais de 40 álbuns, grande parte em CD-R. Tem também uma das vozes que mais me tocam. Tudo o que ele canta é extraordinariamente emocionate, sem ser emocional!
Este é um disco de folk electrónica, um pouco mais groovy e audaz que os anteriores editados na 679- que parece ter tido um acesso de loucura dispensando duas das suas bandas mais prolíferas, KC himself e The Futureheads.
Como dizem os Bombers "Don`t Stop the Music"- ouvir e ler em 20JFG!
Perdi- me pelo meio, mas a mensagem é que adoro este álbum, que já terá posto pessoal a fazer amor- patamar máximo atingido por um álbum;)

PAUL WELLER- 22 DREAMS (Island, 2008)
Antes de mais atenção à edição especial, em CD suplo e livro de 32 páginas que dão relação física a este magnífico trabalho.´
Segundo algumas opiniões este nono disco de Weller- ex The Jam, a solo é o seu melhor na última década e um dos melhores de sempre.
Arrojado e arriscado, 21 temas misturando na perfeição folk, krautrock, world music, jazz, soul e pop- rock, que fazem a delícia dos meus ouvidos.
Robert Wyatt é convidado e por vezes sente- se a aura o GRANDE Curtis Mayfield (também na foto do blogue;). Top!!

CALEXICO- CARRIED TO DUST (Quarterstick, 2008)
O que dizer de uma banda que faz maravilha após maravilha, cruzando o espírito Mariachi com Country, Folk, Indie e música étnica diversa!
A imagerm mais sugestiva que arranjo é estar no meio do Texas a apanhar sol e poeira na benta, esta seria a banda- sonora.
Que conforto... e já agora atenção também a Giant Sand no Festival para Gente Sentada ed. 09.

PONI HOAX- IMAGES OF SIGRID (Tigersushi, 2008)
Belo trabalho deste quinteto Francês editado pela mão de Joakim na sua Tigersushi.
Um amigo da banda terá enviado uma maquete à editora, que prontamente assinou contrato.
Rock groovy e dançavel, bem feito, bebendo de Roxy Music, David Bowie ou Human League.

Ainda:
> DEERHUNTER- MICROCASTLES/WEIRD ERA. Brilhante!
> ALEXIS TAYLOR- RUBBED OUT, álbum a solo de um dos vocalistas dos Hot Chip, mais intimista mais experiências!!
> GANG GANG DANCE- SAINT DYMPHNA
> VAN SHE- V, apesar de não gostar das suas remisturas, nem do single Kelly, gosto de alguns temas mais rock que andam pelo álbum.
> METRONOMY- NIGHTS OUT, depois de algumas boas remixes- o álbum!
> DSICO- TOUCH ME (NOT LIKE THAT), o autor deu todo o seu trabalho, bem feito com influências notórias de Talking Heads.
> STEREOLAB- CHEMICAL CHORDS, não trazendo nada de realmente novo, é tudo sempre muito, muito BOM!

Grande parte do post teve como banda sonora o novo e gigante 12" do Social Disco Club- português mais propriamente da Póvoa do Varzim, que editou recentemente pela Mindless Boogie.

Os links usados dão acesso a informações complementares/ músicas/ samples... Que podem ser usados para conhecer melhor os artistas.

+

Uma das mulheres mais influentes para a música do final do século XX. Joni Mitchell cruza folk, jazz, pop, avant- garde e world music, numa obra muito extensa e diamante por explorar. Deixo- vos um tema pelo qual ando absolutamente apaixonado.

JONI MITCHELL- THE DRY CLEANER FROM DES MOINES (DivShare- com menos pub que o Zhare e bem mais rápido, o link está no painel à direita)

Espero que tudo isto aumente a vontade de saber cada vez mais, sair do chão e não usar a net apenas como forma de obter música fácil e gratuitamente. Assim estaremos a deturpar tudo o que é amor, aumentando apenas as "chiclets" nos iPods, rádios e bares.

JP*

10 comentários:

Social Disco Club disse...

Correção...

(O) Social Disco Club
não
(Os) Social Disco Club

:)

prozac disse...

Peço imensa desculpa:)
E obrigado!

Strumer disse...

beyond the wizard´s sleeve é sem dúvida brilhante! TV on the radio, voltaram mais consensuais com este album, mas sem dúvida acertaram outra vez. um dos albuns do ano! van she, concordo em relação a banalidade de "kelly", mas pelo contrario gosto bastante das remisturas...o album não cumpriu expectativas!

cumprimentos

prozac disse...

Ei Strummer obrigado pelo comentário!
As remixes funcionam na noite, só que a mim soam- me sempre parecidas, como houvesse uma linha de montagem:)
Saudações

Toze disse...

Grande Post!!!
O asopecto do Blog está muito Bom...So Fresh! So clean!

Shumway disse...

Novo visual, mas o bom gosto de sempre...

Abraço

prozac disse...

Eh pa, obrigado!:)

Unknown disse...

acabei de ter o primeiro contacto com king creosote, hypei-me e tropecei na primeira em 679 my favourite girl, epá.. arrrepiei-me! Segui em frente e outro biqueiro em bombshells, you've no clue do you e not one bit ashamed.. adorei adorei! nunca tinha ouvido falar no gajo e n faço ideia da evolução k teve, no entanto fiquei curioso pelo teu comentário e espero descobrir o mais brevemente possivel.. será o novo album tão diferente assim? tive pontaria nas 3 q ouvi? niks

Unknown disse...

abraços, esqueci-me dos abraços! Ganda post, amanha devorarei a info!
niks again

prozac disse...

não pá! o gajo é grande! há tb uma remix que ele fez po rufus wainright que é o fim!
Muy muy bueno!
thanx pics