sábado, agosto 12, 2006

WANNA BE A DJ?

peter bjorn & john- young folks (beyond the wizzard sleeve mix)

Das duas uma, para dar esta bela música, ou sou uma alma caridosa ou quero promover-me...nenhuma delas tem mal...

Nos últimos tempos tenho assistido a propagação da galinha dos ovos de ouro- os blogues. Muita gente (incluindo o prozac) utiliza estes espaços para ir buscar música gratuita...continua a não ter mal, pois não somos os responsáveis pelos uploads.

A inveja e a ambição são características humanas, fazem coisas muito boas e coisas péssimas, quando há pessoas honestas que põe música de graça com intuito de a divulgar, há outras que sacam e utilizam como fosse propriedade deles (é por isso que o comunismo falha- deixo isso para os mochos), isso na minha opinião é muito errado.
Meus amigos há um programa chamado HYPE MACHINE (têm o link no canto inferior direito deste blogue) que é muito utilizado para os brilharetes, mas nunca ouvi ninguém divugar este espaço como de segredo se tratasse tlvez por medo de haver mais pessoas a copiar e a musica tornar-se banal e consequentemente o estatuto dos que utilizam o hype desmoronar-se-ia, pois quando se é banal não se é vangloriado. Podem utilizar o hype machine para procurar toda a música que anda pelos blogues e fazerem os vossos downloads e a vossas playlist de sucessos. Tá dito. Se são honestos divulguem isto ao vossos amigos, se não são continuem a sacar e chiiiuuu... don`t tell anyone...que podem passar-vos a perna..
E a música que eu pûs ali em cima não foi por caridade nem para auto promoção, ela já anda no hype machine ha n tempo, eu sou + 1 a metê-la na net... banal portanto.
Está a aproximar-se o festival paredes de coura de djs internacionais temos 2 curiosos o justice e os digitalism (já falei sobre isso), se eles estão lá não é por venderem muitos singles no circuito indie, é sim por terem muitos downloads pois o hype machine está cheio deles, se quere músicas deles é só escrever lá o nome. O pessoal da organização do ferstival fez isso de certeza, e os artistas ganham porque estão lá a divulgar o seu trabalho e a aumentar a bola de neve.

Não quero ferir susceptibilidades, aqui está escrito o que penso sobre o assunto, e sinceramente acho que deviamos todos pensar no que andamos aqui a fazer, devíamos ser mais honestos, menos arrogantes e partilhar os nossos sentimetos e conhecimentos com os outros, já basta o terrorismo, a guerra e toda a merda que anda aí...
tsool: o prozac que vai ser disponibilizado depois de paredes, para terem acesso às playlists basta ouvir, e depois fazer o que vos der na real gana...
JP corrosivo;)

11 comentários:

Mochos disse...

Finalmente uma opinião honesta contra toda a hipocrisia reinannte dede que se criou o velhinho e proibido Napster. Vamos usar a liberdade que os downloads nos proporcionam para publicitarmos aqueles que pela qualidade admiramos. A música está muito acima do elitismo balofo. Ainda assim como tu dizes, JP, o comunismo falhou porque a honestidade humana falha constantemente (tema a ser desenvolvido pelos mochos em breve ;)). Chiiuu... não vá eu deixar de saber mais do que o meu vizinho.

Hugo Neves Silva - mocho

prozac disse...

és grande puto...e não é por concoradares comigo... é isso mesmo "elitismo balofo" adorei..
JP

Anónimo disse...

Concordo completamente.... anda por aí muita gente que se acha dotada de algum poder especial que lhes permite ter acesso à música primeiro que os restantes mortais... na realidade fazem download de albuns que ainda não foram editados e depois dizem que foram eles que deram a conhecer ao mundo a nova música.. encontram um malha qualquer no HYPE MACHINE e, sem nunca revelarem a fonte (realmente a galinha dos ovos de ouro de muita gente) usam essas músicas para criarem o estatuto de heróis, de seres iluminados... O que é feito da humildade?
Abraço
Manel

Toze disse...

É mesmo assim, é só fazer os downloads grátis e passar em forma de set, rezar que não apareça a inspecção das actividades económicas ...E assim se ganham umas coroas valentes.

Planeta Pop disse...

Ora, aí está, uma questão pertinente que dá que pensar.
Pela parte que me toca, como Blogger, divulgador de música e um profissional que trabalha com esta indústria, tenho a dizer o seguinte a propósito deste assunto:
- o HYPE MACHINE é uma bela merdola. Não gosto da mecanica daquilo e, regra geral, a música que mais me interessa não se encontra divulgada por lá.
NUNCA, e repito, NUNCA saquei de lá uma música que utilizasse nos meus sets; NUNCA, e volto repetir só para não haver confusões, NUNCA lá conheci uma banda que mais tarde tivesse vontade em divulgar no meu Blog. Eu sei que provavelmente muitas pessoas não vão acreditar no que acabei de dizer, mas isso sinceramente é algo para o qual me estou a marimbar. Cada um acredita no que quer acreditar.
Utilizo ferramentas bem mais banais, eficazes e conhecidas para "sacar " a música que me interessa, como é o caso do SOULSEEK.
E porque utilizo o "pássaro azul" há bastante tempo, tenho a sorte de conseguir juntar uma interessante "rede" de utilizadores, nacionais e internacionas,com quem partilho música e troco opiniões. Tão simples como isso. Não há aqui segredo nenhum. E muito menos um segredo chamado Hype machine, site que não costumo visitar com regularidade.

Depois, conheço uma boa centena de Blogs internacionais que visito com alguma regularidade onde vou descobrindo muitas das coisas que acabo por mais tarde divulgar no blog. Nada mais natural. Nos anos 80, os radialistas portugueses também ouviam atentamente o programa do John Peel para depois passarem os discos que o mestre passava.

Só para concluir, convém referir que tanto no Soulseek como no Hype Machine como numa simples loja de discos é preciso saber o que se procura para se encontrar. Eu, por exemplo, só muito dificilmente encontraria a remistura que é disponibilizada neste Blog pois nem sequer sabia que a mesma existia. Dá para perceber onde quero chegar? Claro que por vezes se encontram coisas por acaso, mas regra geral é preciso saber o que procurar para encontrar. E quem pensar o contrário anda equívocado.portanto, não dêem tanta importância ao Hype Machine. Não lhe dêem a importância que não tem. Não conheço ninguém que se sirva dele. Tenho quase 36 anos, bem lixado estava se precisasse do Hype Machine para conhecer ou sacar música nova. Nunca precisei antes, não preciso agora. Prefiro informar-me nos Blogs de pessoas que têm uma opinião que eu confio e respeito. No fundo, é como procurar a opinião de um amigo, daqueles amigos que por vezes chegam até nós com um determinado disco e dizem "tens de ouvir estes tipos, são muito bons!". Regra geral são mesmo muito bons. E isso, caros amigos, não há nenhum Hype Machine que substitua.

P.S. - Só meto música uma vez por mês. Recebo 50 Euros cada vez que o faço. É a isso que chamam "umas coroas valentes"? (Quase nem dá para pagar a gasolina...) Acham que é pelo dinheiro que passo música? Mais valia começar a arrumar carros...

P.S. 2 - Todos os meses colocamos online a lista das músicas que passamos no nosso set. Acham mesmo que fariamos tal coisa se quisessemos guardar alguum tipo de segredo sobre a música que ouvimos e passamos. Pelo contrário, usem e abusem...

prozac disse...

bem- vindo astronauta...o meu propósito era mesmo chamar a atenção para o egoísmo em que vivemos. Como disse não é para atingir ninguém em particular, eu tb enfio a carapuça, é uma questão de fazer insight, e pensarmos sobre o assunto. Eu tb uso o soulseek e o hype machine. Todos usamos, poucos admitem. Gostei da tua sinceridade e troca de opiniões. Um dia destes encontramo-nos no soulseek...
saudações
JP

Mochos disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Mochos disse...

Acho que por momentos se perdeu o sentido da discussão. Astronauta é exactamente o que tu fazes que todos concordamos que se deve fazer - usar os downloads gratuítos (soulseek, emule, hype machine, o que seja) para promover as bandas de que gostamos. Só dessa maneira é que é justo "sacar" musicas de outros sem pagar. A crítica neste caso vai para uma grande percentagem de pessoas que usa essa possibilidade ilimitada e depois não disponibiliza a informação que obtem (por elistismo, por egoísmo, e tantas outras). Ora isso é injusto, uma vez que saca-se a musica e não se dá nada em troca (e aqui o dar algo em troca é a publicidade, a divulgação).
Um abraço a todos

Hugo Neves Silva - Mocho

Planeta Pop disse...

Obrigado Prozac e Mochos por compreenderem o meu ponto de visto sobre o assunto trazido à mesa da discussão.
Acrescentaria que a boa música deve ser partilhada. É isso que procuro fazer no meu blog e essa uma das grandes razões da sua existência. Sempre fui o tipo de pessoa que quando conhecia e me entusiasmava por uma banda nova. logo corria a mostrar aos amigos e a gravar cassetes (sim, naquele tempo ainda era cassetes...) para
lhes dar. É é essa mentalidade que hoje em dia transporto para o meu blog, mesmo correndo o risco de por vezes ser mal interpretado. Gosto de divulgar e de partilhar. E invisto bastante tempo a procurar música nova. E sempre foi assim, antes de qualquer Hype Machine ou My Space sequer existirem. A rádio e a televisão de hoje não o fazem, alguém tem divulgar a boa música que por aí anda. Alguém tem de separar o trigo do joio de entre tudo aquilo que o My space, por exemplo, nos oferece, E é aí que entram os Blogs, que cada vez têm um papel mais determinante na divulgação de novos sons.
Claro que me agrada quando sou dos primeiros a falar de determinada banda ou disco antes deste obter o reconheimento do público ou de serem falados na imprensa (cada vez mais fechada em si prórpia). Claro que sim. Estaria a mentir e ser hipócrita se dissesse que não. Até porque tal é também sinal de que estou a fazer bem o meu "trabalho". E é claro que também gosto de ser reconhecido pelo meu "trabalho". Quem não gosta? Portanto, acusem-me de tudo menos de partilhar a música que ouço.

Cheers!
P.S. - reforço a minha opinião em relação Hype Machine - aquilo é muito mau e sim, um pouco elistista. Não costumo visitar e não recomendo. Até porque nele apenas são mencionados os mp3 alojados nos blogs "inscritos" no Hype Machine. Há tanta coisa boa que fica de fora...

prozac disse...

i`ve got nothing (else) to say!
thanx mochos, manel, tozé e astronauta
JP

Anónimo disse...

Wonderful and informative web site. I used information from that site its great. » » »