segunda-feira, agosto 21, 2006

Brutal...

Apesar do verdadeiro treino ranger que quem foi a Paredes de Coura sofreu, com chuva a potes, lama e água nas tendas, penso que há poucas pessoas que dão por mal empregue o dinheiro gasto no bilhete.
Começo por falar do concertos que gostei, que na verdade foram quase todos os que assisti. No primeiro dia adorei Broken Social Scene, pois na minha opinião foi um concerto apesar de tudo muito intimista, grandes músicos, ou seja, quase perfeito (faltou a Feist!), gostei muito de Morrissey embora não tenha ficado arrebatado, mas provou mais uma vez que é um senhor. A surpresa da noite ficou gardada para os Fisherspooner, pois deram um grande espectáculo com dançarinas, confetis e grande atitude, provando que não é só de música que se faz um concerto.
No segundo dia os eagles of death metal deram uma descarga de rock & roll que na minha opinião funcionou muito bem para início de noite, os Gang of Four provaram que são mesmo uma das maiores influências da música de hoje, e alternaram o seu estilo habitual com algum experimentalismo, que atingiu o auge quando durante uma música o Vocalista Andy Gill deu cabo dm micro ondas com um taco de Baseball. Os Yeah Yeah Yeahs estiveram muito bem, mas para mim ficaram áquem do concerto de à três anos, os Bloc Party foram estupendos, e devem ter dado um dos melhores concertos da carreira, o concerto foi vibrante do início ao fim, com o público a sempre a corresponder ao máximo. Ainda houve o concerto de We are Scientists, que sinceramente até gostei, mas que foi um pouco estragado pelas bocas foleiras dos embros da banda, nomeadamente aos Bloc Party.
No terceiro dia os Shout out Louds deram um concerto muito bom, sem forçarem nada, conseguiram proporcionar um grande momento. Os !!! simplesmente partiram a louça toda, ainda mais que no ano passado, e notou-se no público que já são um caso de grande popularidade em Portugal. Embora não seja um grande apreciador dos Bauhaus, reconheço que deram um concerto muito competente, e deu a impressão que os anos não passaram por eles, especialmente o Peter Murphy que é sem dúvida um ícone Rock.
Falando agora dos (poucos) concertos que não gostei, refiro os White Rose Movement, que foram para mim uma desilusão, pois não conseguiram reproduzir ao vivo o poder do álbum "Kick", não gostei também dos Madrugada mas sou suspeito porque nunca gostei muito deles. Mas dentro dos concertos que não gostei, o único que me chegou a irritar foi o dos Cramps, pois para mim não basta dizer uma data de barbaridades e partir uns microfones, para se dar um concerto de jeito, já que musicalmente os Cramps são hiperbásicos e as músicas soam todas ao mesmo, e digo até que esta actuação não se inseriu minimamente no espirito do festival.
Outra das coisas que na minha opinião correu menos bem, foram os after-hours em especial os djs, com as excepções da actuação dos pânico e o dj set do Miguel Quintão e a espaços o set do Kitten. Pois tanto os Digitalism, Justice e o Dj que substitiu os Optimo, até começavam bem , mas invariavelmente acabavam por passar um electro que roçava o pior "techno carrinhos de choque", mas ao que parece está bastante na moda.
Apesar disto penso que o Paredes de Coura 2006 foi um grande festival, e está cada vez mais a afirmar-se no panorama dos festivais europeus.

8 comentários:

prozac disse...

Quem partiu o micro wave dos gang of four foi o vocalista o Andy Gill mandou a guitarra ao chão.
Relativamente aos after hours acrescento que tirando a noite do Miguel Quintão a pista parecia a festa da mangueira!
Fiquei com muita pena da ausência dos optimo.
JP

prozac disse...

Penso que qualquer opinião é valida desde que constructiva e deve ser chegada à organização do festival, no site de paredesdecoura em "feedback"
JP

Anónimo disse...

a minha bitola da cerveja já lá canta no site...e foquei também o aspecto do ppl dos bares não poder encher o copo acima das letras....dahhhh...1,5euros deviam perder dinheiro se enchessem....inexplicável...
de resto:topo!!grandes survivors..
um grande bem haja a todos os rangers que rokaram em PC.
Pi

prozac disse...

sim a cerveja foi o pior tb mandei lá essa bitas
JP

Anónimo disse...

Pois e pessoal n deve ter sido nada mal.....
aqui pelos trropicos ouve-se musica de outro tipo e olhem que n e facil!!
gostava de ter andado uma semana a chafurdar na lama com o pessoal mas ...
um abraco a todos!!!
Mesmo a 16000km de distancia o Prozac tem audiencia!!!

prozac disse...

yeah el matos! como vai isso? manda bitas..
JP

Anónimo disse...

Fico mesmo por aqui, não há blog que não fale no festival Paredes de Coura, e eu não fui porque estava a trabalhar!!!buáaaaaa, estou triste, falhei um dos melhores festivais. Para o ano não posso faltar.
Kygali

Anónimo disse...

Ole....
Edinburgh says hello!
O vosso programa é porreirisimo com musica bem potente! O povo está todo colado no vosso programa por estes lados...
Estou de ouvidos bem abertos...pra ouvir esse som... as vezes MAQUINA outra vezes DREAM!
GRANDE ABRAÇO
PINTO