terça-feira, dezembro 16, 2008

Yura Yura Teikoku

3 álbuns editados em 2008, música com alma, bebendo da mãe África.

BIGGABUSH presents 13 FACES OF LIGHTNING HEAD (Head Lion, 2008)
Glyn "Bigga" Bush leva- nos numa viagem hipnótica pelo Afrobeat, Funk, música etíope e Jazz.
Mas é na entrega que o álbum se destaca, aqui tudo parece vivido no Este africano, quando geograficamente foi no Sul de Inglaterra que tudo aconteceu.
No que respeita à poesia temos como convidados: Earl Zinger, Gilles Peterson, Candice Cannabis, Blanquito Man e Lariman Ojelade.
Fela Kuti estaria orgulhoso ;)

RHYTHM FUNK MASTERS- AFRO AMERICAN ARCTIC (P- Vine, 2008)
As coordenadas são fornecidas no título do disco. Banda finlandesa, com sonoridade afro no calor e americana na técnica. No que respeita ao calor, deve ter surgido a ideia de o produzir para suportar os longos meses de frio e escuridão nórdicos, evitando assim sauna seguida de banhos gélidos!
Surpreendente e muito, muito groovy!
Ouvi- o assim <

JAZZANOVA- OF ALL THE THINGS (Verve, 2008)

Novamente Gilles Peterson envolvido, desta vez na produção.
Veja- se alguns dos artistas convidados para este álbum (Leon Ware, Dwele, Phonte, Paul Randolph, Ben Westbeech e Jose James) e podemos ter uma ideia do quão multifacetado é.
Pessoalmente prefiro a 1ª parte, mais de amores com a soul e minúcia absoluta nos arranjos. É de facto um prazer enorme e com bons headphones... Oh my!

Ainda,
Movimentos à margem que nos trazem novo folgo à fusão.
Voltamos a lembrar Cabaret Voltaire do início ou Holger Czukay (lembrei- me deles apenas porque os tenho ouvido), através de Baris K de Istambul com edits incríveis e deliciosos originais, lembrando que o médio oriente não é só o que vemos na TV.
Slght Delay são Tiago & Alcides- Portugal, sim! Editaram pela magnífica Rong. Narco- Disco (Jadded ;) e perdição oriental no lado A. Harvey claro não se esconde, até porque Slight Delay e Sarcastic Disco partilham iniciais, coincidência?:>

JP*

1 comentário:

Anónimo disse...

Este album é muito bom. Grande escolha!
Espero que o ano seja muito bom.
Abraco desde a Escocia e continuem com o bom blog.
Grande abraco!

Pinto