domingo, fevereiro 04, 2007

PODCAST

PROZAC PODCAST 3/2/2007

DESTAQUES:

The EARLIES- THE ENEMY CHORUS (Secretly Canadian, 2007)

Os EARLIES dividem-se entre Manchester e Texas geograficamente. Musicalmente podemos esperar o melhor dos Flaming Lips, Mercury Rev e Beta Band tudo movido na máquina a vapor dos NEU!, tendo como combustível o LSD. É um álbum enorme com paisagens de sonho, melodias belas e histórias de outro mundo (que são as nossas)... Dá o passo em frente rlativamente a "these were the Earlies" de 2004 e torna-os uma referência do "neo- psicadélico". Drone!

MENOMENA- FRIEND & FOE (Filmguerrero/ Barsuk, 2007)
Os MENOMENA têm tudo para alcançar o que os Arcade Fire fizeram com "Funeral". A grandeza das melodias- arrepios, músicas que cantamos- e queremos que seja para sempre, a voz no limiar do esforço, o piano a omdular e fatalismo "indie". Wolf Parade e Eddie Vedder. Os MENOMENA podem ser "a cena". Espero bem que não, assim podemos ter a sensação que o tesouro é nosso e colocá-lo na nossa ilha privada (onde já li isto..:) mesmo ali debaixo daquela palmeira...Enorme!

KLAXONS- MYTHS OF THE NEAR FUTURE (Polydor, 2007)
"Myths of the Near Future" é também título do livro escrito por J. G Ballard em 1982.
Os Klaxons perderam pelo hype excessivo, estragados pelos blogues, pelas sucessivas remixes (gosto muito do dub de erol alkan) e pela rádio, mesmo que tentássemos resistir ao fácil download ouvíamos as músicas na rádio. Parecia impossível evitá-los, já se ouviam singles deles em noites indie há quase 1 ano! Agora em cima da cena já é demodé passar a "Atlantis to Interzone" ou "Gravity`s Rainbow", há sempre a altrnativa de remixes dos Van She ou Nightmoves:( Não. Um bom exemplo do pior que o hype (machine) pode fazer... mas há uma coisa, se ouvirmos o álbum sem preconceitos vemos que ele é muito bom, temos boas músicas e Bowie! New Rave? Tretas.. há uma sirene, de resto rock e energia inocente em estado bruto como em "Silent Alarm" dos Bloc Party. Mais nada.


Não Destaque, mas bitaite...

BLOC PARTY- WEEKEND IN THE CITY (Wichita, 2007)
Não podemos ignorá-los ou ser hipocritas, não é segredo para ninguém que "Weekend in the city" já circula na "net" há muito tempo...
Neste álbum há vontade de dar o salto e deixar a adolescência, por vezes conseguem-no, as músicas em geral são mais complexas, há também mais manipulação electrónica- com dedo de Russel Lissack. Mas na almálgama das músicas encontramos sempre a clareza nos refrões orelhudos (todos!). É um bom álbum e sem dúvida um passo em frente, vemos que há talento e que os Bloc Party são um marco (ou telmo?) para outras bandas.

JP & Tozé

2 comentários:

Strumer disse...

menomena é muito bom!eh como dizes um tesouro com mt potencial..vamos la ver se dão ou nao o salto! já tiveram lugar "por ca"...
klaxons tiveram todo marketing a envolve-los. sao inovadores e diferentes mas a verdade é que todo este hype levou a k o album tenha chegado um"pc atrasado". mas é bom..
bloc party n convence a primeira. n é um silent alarm mas vai melhorando com o tp..

prozac disse...

concordo em tudo strummer
abraço
JP