quinta-feira, novembro 10, 2011

Isaac "Redd" Holt Unlimited - Takers

TINARIWEN- TASSILI (2011
Num planeta insignificante (V2E003), uns seres insignificantes (os humanóides)exploravam seres da mesma espécie, submetendo os pobres coitados a pura escravatura. Ao mesmo tempo uns humanóides de gravata tinham uma reunião e utilizavam uns termos complicados como "globalização" e "profit" - termos que ainda hoje não percebi - mas nunca se referiam aos pobres explorados, era como a exploração tivesse sido banalizada e globalmente aceite. Estes humanóides eram tão egoístas que utilizavam todos os recursos que o insignificante V2E003 podia oferecer, depois andavam à porrada por causa de coisas como petróleo, religião ou pedaços de terra. Seres estranhos devo confessar. Não fiques desesperado caro amigo, tentarei ser breve. Os humanóides eram muito heterogéneos e havia-os de fundo bom. Mas olha isto. Havia uns humanóides que aproveitavam o "profit" e o punham à disposição de todos. Outros humanóides compravam e vendiam todos contentes, havia umas cotações que subiam e desciam, ninguém regulava nada e estes seres criavam produtos que de facto não existiam, mais uma vez davam-lhes nomes peculiares como "derivatives", "credit default swaps" ou "short selling", basicamente serviam para cotar tudo naqueles leilões, até os seguros contra falência, já estás a ver... Como a máquina não tinha regras havia especulação da brava e os humanóides (como confundiam egoísmo com inteligência) começaram a tornar ideias em potencial de investimento. Basicamente, vendiam a ideia que um produto era bom para os outros. Imagina só, caro amigo, faziam isso até com pedaços de terra ao qual chamavam países. Como os povos oprimidos e explorados, também havia países explorados. Eles faziam com que os países ficassem sem dinheiro e depois emprestavam com juros e altos! Imagina que havia países que aceitavam tudo o que lhes impunham, alguns diziam que tinham de dar credibilidade aos "mercados" (outro termo estranho que depois percebi ser igual a grandes bancos) e exploravam os humanóides mais pobres até eles ficarem todos "pobres explorados" (como lhes chamei acima). Estas medidas levavam sempre à pobreza e caos nos países pobres, mas eles insistiam que tinha de ser. Ao mesmo tempo os ricos tiravam ainda mais dinheiro dos países pobres e metiam-nos nuns bancos ainda mais desregulados e com menos taxas aos quais chamavam "paraísos fiscais". Bem nem dá para acreditar nisto, pois não? Claro que os pobres se revoltaram e depois uns malucos construíram uma bomba gigante e rebentaram com tudo, imagina só, que foi por causa de uma coisa a que fanaticamente chamavam religião. Poucos humanóides sobreviveram, estes foram depois destruídos pelo asteróide F09451.
Depois faço-te o relatório completo. Isto é só para teres uma ideia da balbúrdia que aqui havia. Agora da minha nave vejo como planeta ainda é bonito. Tem muita água e levo-te algumas células que penso que irão ficar cada vez mais complexas.
Espero chegar depressa ao centro do universo - o planeta terra e encontrar os restantes humanos. Tenho muitas saudades vossas.
Olha trouxe um disco, de uns bons humanóides que fugiam daquela confusão e gravavam no deserto. É um grande, grande disco!

1 comentário:

Anónimo disse...

Já tinha ouvido algumas músicas. Mas prometo voltar a ouvir o cd com toda a atenção e dedicação. Prometo. Bom texto, defilóide!! Ana M.