domingo, junho 21, 2009

Road To The Blues

ORCHESTRE POLY- RYTHMO DE COTONOU- THE VODOUN EFFECT, FUNK & SATO FROM BENIN`S OBSCURE LABELS (Analog Africa, 1972- 1975)
Há quem diga que são o melhor segredo do oeste Africano. Durante várias viagens a
Benin, Samy Ben Redjeb recolheu mais de 500 músicas, situadas temporalmente entre 1970- 1983. Após várias audições e de critérios algo rígidos, que incluiam a qualidade de som à cabeça, foi seleccionado material para 2 volumes. Sendo esta a 1ª etapa.
Perceber o contexto não é essencial para gostar da música, mas ajuda. Cotonou é a sede de governo, e os Portugueses andaram lá a capturar pessoas para vender ao Brasil. A França entra no séc. XIX, invade o país, tenta abolir o comércio de escravos, até o país se tornar protetorado Francês. Politicamente o caos nunca cessou... :( Vodoun é uma religião que presta devoção a mais de 250 divindades, os rituais são acompanhados de música complexa, ou seja, poli- rítmica! A base é o Sato, que está para o afro beat como o Jack stá para a House, i.e o esqueleto da música, drum directa e seca (ouvir Major Eléctrico na rádio O2). O Sakpata protege as crianças da varicela e são efeitos de guitarra...
"Não negues à partida uma ciência que desconheces" ;)

JP

1 comentário:

Al Bareta I disse...

Não te estou a conhecer meu caro. Deves estar no meio do mato para não teres net... Bamo lá a postar aquela informação de que tantos aguardam! benha musicole sff, benha andamento ó toni!