(…) abre mais uma loja portuguesa de discos on-line - a Zebra - e, ao mesmo tempo, uma das mais importantes cadeias de lojas de música - a Valentim de Carvalho - anuncia que, até 2007, pretende reduzir o número de estabelecimentos para dez. Já tiveram 100. (…) "As grandes lojas de discos têm os dias contados". O panorama de lojas de música on-line criadas em Portugal é crescente. Actualmente, a oferta é garantida por editoras, distribuidoras e lojas físicas que optam por estender as vendas ao suporte digital.
"As grandes lojas precisam de uma grande rotação para pagar despesas e, como enveredam pelos tops, lidam com os discos mais pirateados. Depois compensam com a venda de outro tipo de produtos, como material informático e de telecomunicações", afirma Artur Ribeiro. O responsável pela primeira loja on-line portuguesa - a CDGO foi fundada em 1998 como extensão da loja Jo-Jo's, no Porto, que está prestes a completar 28 anos - explica que o facto de ter prolongado o negócio para a Internet, não veio desviar clientes da loja "Complementam-se. A página na Net é o espelho da loja. Por exemplo, se determinado disco não está em 'stock', sabe-se logo na Net e muitos clientes que compram on-line vêm levantar os discos à loja".As vantagens do suporte digital são atractivas. Além do factor comodidade, as lojas on-line têm disponíveis, discos raros ou "discos em que as lojas físicas não apostam tanto por saberem que vendem pouco e que vão ficar com eles".
O músico dos X-Wife avançou para o projecto familiar, considerando, também "o maior índice de vendas da Net". Num curto espaço de tempo, a Zebra tem 850 mil títulos disponíveis.
Por seu turno, Susy Lorena, (distribuição digital da Difference), salienta que uma das grandes vantagens deste mercado passa pela "reposição de discos que já não existem no circuito comercial tradicional, sobretudo, na área da música alternativa". As primeiras edições de Pop Dell'Arte e Blasted Mechanism são exemplos."Os dois formatos - virtual e físico - vão continuar a coexistir", acrescenta a responsável. Para isso, as lojas físicas terão que caminhar para a especialização. (…)Mas Susy Lorena adivinha que as superfícies físicas terão que especializar-se "não apenas em música, mas também em cultura musical", ou seja, "terão 'merchandising' ligados às bandas".A primeira - Prolongamento da loja física Jo-Jo's e primeira loja portuguesa on-line criada há oito anos. www.cdgo.com
A mais recente – um mês de vida, 850 mil títulos disponíveis, só existe em formato virtual.www.zebramusicstore.com
A alternativa - Distribuidora de editoras e artistas de cariz alternativo. Incluí agenda de eventos.www.sabotage.pt
A mais variada - Distribuidora com catálogo de estilos musicais amplo disponível para compra na Net.www.musicactiva.com
A expansiva - Produtora fonográfica portuguesa com distribuição em 31 países. Vende mais lá fora. www.differencemusic.com
A multi-facetada - Combinado de editora, distribuidora, loja física e loja on-line de música alternativa. www.ananana.pt
Cláudia Luís, in JN 18 Set 06,
adaptado por π ... hoje funciona assim...
segunda-feira, setembro 18, 2006
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