sábado, dezembro 17, 2011

The Man Who Sold The World

MICHAEL CHAPMAN - FULLY QUALIFIED SURVIVOR (re-edição)
Michael Chapman faz música há mais de 4 décadas. Quase o mesmo tempo passado no campo, numa quinta perto de Hadrian`s Wall. Nunca impedindo uma deslocação à cidade para um concerto e um copo. Actualmente, com 70 anos ainda o faz.
Além de magnifico guitarrista, Chapman tem uma voz segura e poderosa, fazendo lembrar Bowie em algumas ocasiões, mas para quem gosta de guitarra é nos interlúdios que se viaja!
Este álbum foi editado originalmente em 1970 pela Harvest/EMI. A re-edição da Light in the Attic facilita - através de uma cuidadosa remasterização - o gozo absoluto deste magnífico disco.

JP

sábado, dezembro 10, 2011

The Truth Is Out There

JIM SULLIVAN- U.F.O (Light in the Attic, re-edição)
Diz a história que Jim Sullivan era um homem muito supersticioso, acreditava que havia vida noutros sistemas para além do nosso, ficava horas a olhar para as estrelas com a sua mulher a imaginar "se apenas pudéssemos ir lá...". De resto passava o dia a tocar guitarra e a receber amigos em casa, havia grandes festas e rolava muita química. Enfim nada que o sonho Californiano não inclua.
Neste UFO o suporte é feito por malta ligada a Phil Spector. O álbum é uma pérola "acid/psych (whatever)", toca mesmo na alma (verdade).
Certo dia Jim Sullivan comprou uma garrafa de vodka, pegou no carro... o carro foi encontrado com as luzes ligadas, uma guitarra, várias K7s, cópias do seu segundo álbum, pápeis da segurança social e o seu casaco. Jim tinha desaparecido no deserto de New Mexico.
Tudo aqui é místico. UFO?

"There`s a highway
telling me to go where I can.
Such a long way,
I don`t know even where I am.
Such a long way...long long long way."

JP

quinta-feira, dezembro 08, 2011

Cielo

A revoluções verdadeiras, profundas e duradoiras têm de vir "de dentro". Quando as convulsões internas são tumultuosas podem tender a serem expulsas, partilhadas, repetidas. A ver se perdem algum do seu significado. Com essa perda há esperança de arrastar alguma ansiedade. Às vezes resulta. Comigo pelo menos.
Assim volto à rota a que me proponho neste espaço - a música.

Mark McGuire - Get Lost (Mego)
Mark McGuire é o guitarrista dos Emeralds.
Pela Mego foi editado no início do ano o grandioso "A Young Person`s Guide to Mark McGuire". Este album reunia temas de trabalhos anteriores.
Este "Get Lost" surge num espaço temporal mais condensado. Todavia o álbum abre a porta para espaços abertos, um extensão do pensamento ou um suporte para pensar (pensar em qualquer coisa, não é preciso uma actividade intelectualmente complexa :). A base é a guitarra em modo "drone", efeitos sem "beat" e a espaços algumas palavras são sussurradas.
A experiência.

JP