domingo, junho 21, 2009

Road To The Blues

ORCHESTRE POLY- RYTHMO DE COTONOU- THE VODOUN EFFECT, FUNK & SATO FROM BENIN`S OBSCURE LABELS (Analog Africa, 1972- 1975)
Há quem diga que são o melhor segredo do oeste Africano. Durante várias viagens a
Benin, Samy Ben Redjeb recolheu mais de 500 músicas, situadas temporalmente entre 1970- 1983. Após várias audições e de critérios algo rígidos, que incluiam a qualidade de som à cabeça, foi seleccionado material para 2 volumes. Sendo esta a 1ª etapa.
Perceber o contexto não é essencial para gostar da música, mas ajuda. Cotonou é a sede de governo, e os Portugueses andaram lá a capturar pessoas para vender ao Brasil. A França entra no séc. XIX, invade o país, tenta abolir o comércio de escravos, até o país se tornar protetorado Francês. Politicamente o caos nunca cessou... :( Vodoun é uma religião que presta devoção a mais de 250 divindades, os rituais são acompanhados de música complexa, ou seja, poli- rítmica! A base é o Sato, que está para o afro beat como o Jack stá para a House, i.e o esqueleto da música, drum directa e seca (ouvir Major Eléctrico na rádio O2). O Sakpata protege as crianças da varicela e são efeitos de guitarra...
"Não negues à partida uma ciência que desconheces" ;)

JP

domingo, junho 07, 2009

Before And After Science

Peço desculpa pela irregularidade, mas (in)felizmente há alturas em que nos temos de agarrar com tudo às oportunidades. Ambição ou adaptação às expectativas que criaram sobre nós. No entanto faz sentido quando se obtém resultados, contribuindo para algo maior.

Music
...

PINK FLOYD- MEDDLE (Capitol, 1971)
Na aproximação pastoral guiada por Roger Waters, esta é uma pedra fulcral. Sem devaneios orquestrais "Meddle" é quase pop. Texturas e pormenores, calma ondulante até que refastelados no sofá chegamos a St. Tropez, lá o sol brilha e queima, as raparigas são excessivamente bonitas. Não faz sentido ficar ali para sempre. Esses lugares de encontro e paz só existem quando a maior parte do tempo é passado em caminhos acidentados...

RAY BARRETTO- ACID (Fania, 1967)
O homem que colocou as congas no centro do Jazz latino, criando tensão e espírito de viagem num estilo que por vezes é demasiado directo para quem gosta de ter a cabeça fora daqui.
"Acid" tem temas instrumentais de salsa psicadélica, mas nos temas cantados com alma e suor latinos as temperaturas podem tornar- se perigosas :)

JP