terça-feira, fevereiro 27, 2007

DEERHUNTER- "STRANGE LIGHTS"

Tema de sonho, um oasis pop retirado do lisérgico "Cryptograms"!!

JP

domingo, fevereiro 25, 2007

Prozac Podcast

PROZAC PODCAST 24/02/07
(O streaming pode ser feito na página de download)

Escrever é bom, aprendemos e pensamos, mas o essencial é ouvir. É Música!

P.G SIX- SLIGHTLY SORRY (Drag City, 2007)
P.G Six é Patrick Gubler, antes membro dos fantásticos Tower Recordings, uma banda importantíssima na folk experimental (leia-se new weird america), em P.G Six os ruidos e os interlúdios sem tempo são trocados por canções pop, dedilhados, voz acolhedora e paz pastoral...
Semelhanças com Six Organs of Admittance, Will Oldham, Fairport Convention, John Fahey e também li com Bert Jansch, esta já anotei para explorar!
Neste podcast Untitled Micro Mini, épico em guitarra e tom tribal q.b, e o lindissímo the dance.
A Drag City no centro das coisas boas, as usual...

JP & Tozé

quinta-feira, fevereiro 22, 2007

past presents the future # 2

Todos eles obras essenciais, aqui em re-edição, remasterizadas, ando absolutamente arrepiado...

DAVID BOWIE- HUNKY DORY (1971)
Pensava que não existiam discos destes. Em que tudo é perfeito, em que estamos num arrepio constante, tudo é belo, emocionante, kitsch, grandioso!
Talento de songwriter numa viagem inexquecível pela música pop, tributos a Bob Dylan e a Andy Warhol...e vida em marte...

ROXY MUSIC- ROXY MUSIC (1972)
Lembro-me de ter visto este álbum numa lista de all time favourites de Alex Kapranos. Bendita a hora em que o comprei outro clássico, genial, o sentido pop de Brian Ferry, Eno a remar ao contrário, devaneios de Manzanera em viagens de guitarra, piano e saxofone... essencial- genial- maluqueira em espiral- absolutamente fundamental!

ANTONIO CARLOS JOBIM- WAVE (1967)
Leveza, subtileza gentilmente cedidas por Carlos Jobim, jazz com calor tropical, feito por quem sente esse calor. Belo, do equador para as nuvens. Como diz no AMG 31:45 não é suficiente!

LEE RITENOUR- CAPTAIN FINGERS (1977)
Lee Ritenour treinava 8 horas/dia desde os 8 anos! Não admira: Captain Fingers!:) Para quem ouve parece muito fácil, escorrega bem, e o groove é bom, naquele fim-de-tarde... de Jazz- Funk.

Post escrito a ouvir SLY & THE FAMILY STONE, paradise does exits...

JP

segunda-feira, fevereiro 19, 2007

No Podcast

Esta semana não pudémos fazer o programa devido a jantaradas de carnaval. Pedimoas desculpa.

Anyway...

DEERHUNTER- CRYPTOGRAMS (Krunky, 2007)
Há uma cena shoegaze que tarda a ser um movimento em toda a força, há exemplos dispersos, mas perfeitos de gente que quer voltar a fazer música a olhar para os sapatos, demasiado tímidos para enfrentar o público, low profile e o mood perfeito para quem gosta de viajar nas linhas aéreas menos obvias. Radio Dept. (+ lá no 1º álbum), Contriva, Ensemble, Kevin Shields adorado por Sofia Coppola, Beach House e esparado regresso dos my Bloody Valentine, assim de cabeça, são tentativas mais ou menos inconsequentes de reavivar o fenómeno. Fenómenos à parte, o que realmente interessa é a música e a que vai aparecendo é demasiado boa...
Deerhunter em cryptograms, encriptados na 1ª parte do álbum, muito difícil e ainda mais bela, Brian Eno, Sonic Youth e Spaceman 3 todos juntos e banhados em opiácios. A 2ª parte de dream-pop, assim mesmo como Flaming Lips, Galaxie 500 ou the Earlies. Tudo do melhor e como diz no pitchfork: "psych- heavy dream pop". Ah pois!

JP

quinta-feira, fevereiro 15, 2007

Prozac Podcast

Aqui está com um ligeiro atraso, mais uma gravação do Prozac, a qualidade de som não é a melhor, mas foi a possível.

PROZAC PODCAST 10/2/2007

quarta-feira, fevereiro 14, 2007

LCD SOUNDSYSTEM- NORTH AMERICAN SCUM

Single de apresentação do álbum que se avizinha? "sound of silver", que na realidade já anda na net há muito.
Aqui James Murphy aparece a abrir a porta do espaço, será que o consegue fazer na realidade? Pelo menos fê-lo há pouco em "45:33", se desta não foi LÁ, a gente perdoa:)

JP

segunda-feira, fevereiro 12, 2007

PODCAST

Não pudémos gravar o programa pela net, o Tozé irá tentar disponibilizá-lo durante esta semana apartir de uma K7.

DESTAQUES:

DEERHOOF- FRIEND OPPORTUNITY (Kill Rock Stars, 2007)
9º álbum de uma banda que mistura na perfeição noise- rock, funk, electrónica, jazz e melodias cativantes, por vezes parecendo canções de embalar. Há ideias a rebentar por todo lado e a inspiração parece manter-se com o tempo, a vontade de inovar também.
Os motivos de interesse são imensos para nós +81, Choco Fight, Believe E.S.P e Matchbook Seeks Maniac:)(:

APOSTLE OF HUSTLE- NATIONAL ANTHEM OF NOWHERE (Arts & Crafts, 2007)
Andrew Whiteman também guitarrista nos grandes Broken Social Scene, criou os Apostle of Hustle em 2001. Catalogado como folktronica, com consentimento da banda, pois o álbum de 2004 chama-se "folktronic feel", são, para mim, bem mais que isso. Bateria suave, electónica de fundo, crescendos, tom tropical, fim de tarde, sol, cerveja, tremoços, amigos e o barulho do mar. Que bem fica atrás desta música.

JP & Tozé

Past Presents the Future # 1

Pretendo com isto fazer uma espécie de bloco de notas, muito pessoal, pouco teórico e aprofundar a minha paixão por música do passado, pouco divulgada nos nossos podcasts que quase inconscientemente acabámos por dedicar quase na totalidade à música "indie", um gosto que partilho com o meu amigo Tozé.

O meu amigo Rui Silva, Major Eléctrico e Greg Wilson estão cá sempre...

ALAN PARSONS PROJECT- EYE IN THE SKY (1982)Álbum mais popular deste projecto. O belo tema título chegou ao Top 40 nos EUA, aqui há temas de rock espacial, melodias irresitíveis e uma das faixas da minha vida «mammagamma».

THE THE- INFECTED (1986)
Sob a mestria de Matt Johnson, canções que se dançam, batidas pouco óbvias mas fortes e coros Gospel. Uma caracterização obscura da vida urbana em Inglaterra.

PUBLIC IMAGE LTD- SECOND EDITION (1980)
PIL quarteto formado pelo vocalista John Lydon (antes conhecido por Johnny Rotten nos Sex Pistols), guitarista keith Levene (antes nos the Clash), baixista Jah Wobble (John Wordle) e pelo baterista Jim Walker. Drone, noise- rock e psicadelismo guiados por um baixo. A edição de Metal Box é mais apetitosa. Radio 4 é a faixa que fecha o disco o resto já se sabe...Essencial!

ULTRAVOX- VIENNA (1980)
Em vez de pós- punk, música romântica guiada por sintetizadores e força de guitarras. Mr X é muito bom, ou pelo menos tão bom como o melhor dos Kraftwerk.

HUMAN LEAGUE- TRAVELOGUE (1980)
Sintetizadores em força e o último álbum com o alinhamento original, depois houve a formação dos Heaven 17 com continuação dos Human League. O rumo foi mais pop para ambos os projectos.

JOHN FAHEY- THE YELLOW PRINCESS (1969)
É gigante o meu interesse por John Fahey, mais uma lição de como encher tudo com uma guitarra. Diamante.

JP

quarta-feira, fevereiro 07, 2007

THOMAS BULLOCK



THOMAS BULLOCK = 1/2 Rub n Tug (com Eric Duncan) + 1/2 Map of Africa (com DJ Harvey) e fundador na editora Whatever We Want...

Sexta (09/02/2007) Pitch- Porto

I just can`t miss...

JP

FIELD MUISC- IN CONTEXT

Video que apresenta "Tones of Town" o mais recente álbum dos Field Music. Enjoy!

JP

domingo, fevereiro 04, 2007

PODCAST

PROZAC PODCAST 3/2/2007

DESTAQUES:

The EARLIES- THE ENEMY CHORUS (Secretly Canadian, 2007)

Os EARLIES dividem-se entre Manchester e Texas geograficamente. Musicalmente podemos esperar o melhor dos Flaming Lips, Mercury Rev e Beta Band tudo movido na máquina a vapor dos NEU!, tendo como combustível o LSD. É um álbum enorme com paisagens de sonho, melodias belas e histórias de outro mundo (que são as nossas)... Dá o passo em frente rlativamente a "these were the Earlies" de 2004 e torna-os uma referência do "neo- psicadélico". Drone!

MENOMENA- FRIEND & FOE (Filmguerrero/ Barsuk, 2007)
Os MENOMENA têm tudo para alcançar o que os Arcade Fire fizeram com "Funeral". A grandeza das melodias- arrepios, músicas que cantamos- e queremos que seja para sempre, a voz no limiar do esforço, o piano a omdular e fatalismo "indie". Wolf Parade e Eddie Vedder. Os MENOMENA podem ser "a cena". Espero bem que não, assim podemos ter a sensação que o tesouro é nosso e colocá-lo na nossa ilha privada (onde já li isto..:) mesmo ali debaixo daquela palmeira...Enorme!

KLAXONS- MYTHS OF THE NEAR FUTURE (Polydor, 2007)
"Myths of the Near Future" é também título do livro escrito por J. G Ballard em 1982.
Os Klaxons perderam pelo hype excessivo, estragados pelos blogues, pelas sucessivas remixes (gosto muito do dub de erol alkan) e pela rádio, mesmo que tentássemos resistir ao fácil download ouvíamos as músicas na rádio. Parecia impossível evitá-los, já se ouviam singles deles em noites indie há quase 1 ano! Agora em cima da cena já é demodé passar a "Atlantis to Interzone" ou "Gravity`s Rainbow", há sempre a altrnativa de remixes dos Van She ou Nightmoves:( Não. Um bom exemplo do pior que o hype (machine) pode fazer... mas há uma coisa, se ouvirmos o álbum sem preconceitos vemos que ele é muito bom, temos boas músicas e Bowie! New Rave? Tretas.. há uma sirene, de resto rock e energia inocente em estado bruto como em "Silent Alarm" dos Bloc Party. Mais nada.


Não Destaque, mas bitaite...

BLOC PARTY- WEEKEND IN THE CITY (Wichita, 2007)
Não podemos ignorá-los ou ser hipocritas, não é segredo para ninguém que "Weekend in the city" já circula na "net" há muito tempo...
Neste álbum há vontade de dar o salto e deixar a adolescência, por vezes conseguem-no, as músicas em geral são mais complexas, há também mais manipulação electrónica- com dedo de Russel Lissack. Mas na almálgama das músicas encontramos sempre a clareza nos refrões orelhudos (todos!). É um bom álbum e sem dúvida um passo em frente, vemos que há talento e que os Bloc Party são um marco (ou telmo?) para outras bandas.

JP & Tozé